Motor.

    A primeira vista a parte fácil de restaurar num Puma é o motor. Após um pouco de pesquisa posso dizer que nem mais motor de Fusca é fácil da restaurar. O de Puma então não se fala.

    O motor a ar VW era fabricado até há pouco tempo. Era usado em Kombi e até hoje é possível comprar muitas peças em concessionárias. O problema é que são o motor e as peças erradas.

    O meu sonho era ter o motor original do Puma. Porém na década de 80 ele já tinha sido trocado. Assim, a originalidade foi para o espaço. A Puma utilizava o motor do Fusca e fazia algumas modificações. Foi então que eu dei sorte...

    Mas antes de chegar na sorte, continuarei no azar. Eu estava sem o motor original e procurar um motor idêntico era impossível (os motores a ar sofreram pequenas modificações através dos anos). Assim, restou-me aceitar manter o motor. Porém, quando ele foi aberto, verificamos que precisaria de retífica 50 e outras coisas mais. Lembram das peças com nota 8 ou mais? Mais uma despesa inesperada.

    A parte da sorte era que quando trocaram o motor (na década de 80) deixaram todo o resto (santa economia da concessionária VW da época). Assim, as latarias eram originais, o distribuidor era original (avanço centrífugo) de Kombi 1200. Os carburadores eram de Brasília, mas meu pai guardou os originais de Corcel. Sim, de Corcel. Não sei quando a Puma passou a usar dos de Brasília, mas a minha usava o de Corcel (ficaram guardados...).

    No período de procura de peças encontrei um senhor em São Paulo que passou a vida trabalhando com carburadores e, agora aposentado, manteve o trabalho como hobby para alguns felizardos (a especialidade dele é carburadores inglesas de Jaguar). Não sou um pessoa simpática, mas ele gostou da minha teimosia e da minha intenção de fazer o melhor para o carro. Aceitou trabalhar os carburadores originais (cobrou bem para isso), quase como um favor.

    Aqui está o resultado.

       

       

    Bem, faltavam as peças do ar quente. Acima eu disse que o problema era que o motor e as peças eram errados. Não existe o sistema original de ar quente para vender... Mentira! Existe nos EUA, made in Brazil. Mas o negócio é pesado e não descobri quem faz isso aqui e só vende para lá. Ou seja, quase tudo foi importado de lá, mesmo sendo feito aqui. Quase tudo, pois as bengalas eram muito pesadas e não dava para trazer. Foi então que o estoque VW salvou o dia: existiam duas peças em uma cidade de Goiás! Após alguns telefonemas (o telefone estava errado) e alguma conversa para convencer o vendedor a procurar, as peças foram compradas. 

    Então foi pegar o catálogo de peças da Puma e juntar tudo como a fábrica fazia.

    Porém o catalogo mostrava pouco e com desenhos. Logo surgiram as dúvidas: com que cor pintar as latas? qual o caminho do cano de gasolina?

    Qualquer revista quando apresenta o carro mostra uma foto do motor. Agora. No começo da década de 70 ninguém fotografava motor de Puma, pois era igual ao de Fusca; e todo mundo via motor de Fusca na esquina. Todas as fotos que eu tinha eram de motores modificados, menos duas: uma da fábrica da Puma com um rapaz montando um motor (taí alguém com quem eu queria dois dedos de conversa) e outra de uma quatro rodas mecânica que falava da garantia de motor da Puma. Nela ficava claro o caninho de metal para trazer o combustível até a bomba e para levá-lo até os carburadores. Os caninhos foram feitos...

    Outra parte interessante era o acionamento dos carburadores. O Corcel só tinha um carburador, assim, o conceito de esquerdo e direito não fazia sentido. Os carburadores são idênticos, enquanto que os carburadores da VW tem acionamento invertido. Assim, quando se acelera um VW, ambas as varetas puxam as borboletas dos carburadores. No caso da Puma, era usada apenas uma vareta, pois ela deveria puxar uma e empurrar a outra (elas abrem para o mesmo lado). Lembra do manual de peças da Puma? A melhor parte é essa do carburador: o desenho do acionamento é Puma, o carburador é o original VW, ou seja, incompatíveis.

    De um modelo original, foi feita uma cópia perfeita do acionamento Puma.

    É interessante que o sistema Puma foi e é vendido nos Estados Unidos como Kadron. A primeira solução foi importar um conjunto de carburadores Solex 40 com os acionamentos. Porém, enquanto que aqui o conjunto saía de fábrica, lá era adaptado. Ou seja, eram diferentes.

    Finalmente, tinha que pintar a casinha de cachorro (a peça que cobre a ventuínha e garante a refrigeração do motor). originalmente era era prata, como nos Porsches. Porém, exatamente qual cor?

    Após muito olhar as poucas fotos do motores, ficava clara a diferença pequena de tom entre a sua cor e o alumínio da bobina. Após algumas misturas, acertamos o tom do alumínio e do verniz.

    Finalmente o motor ficou pronto.

       

    O escapamento é o Kadron "original". Tenho muitas dúvidas quanto à originalidade do escapamento, pois no catálogo Puma e em algumas fotos o escapamento tem um formato diferente. Porém, o Kadron estava disponível na época e era muito utilizado. Entre um escapamento da época e imitar o desenho de uma fotografia, fiquei com o Kadron.

    Outra questão era utilizar carburação 40. Melhora o rendimento do carro e eu possuía um conjunto. Porém, o intuito da restauração era manter o carro o mais próximo do que saiu da fábrica e então mantive sua carburação original.

    Na foto podemos perceber o sistema de ar quente, o acionamento dos carburadores, os filtros e coletores Puma.

       

    Aqui está um detalhe do acionamento dos carburadores e dos canos de combustível.

       

    Aqui outro detalhe do acionamento. Também podemos ver o distribuidor original Bosch e a bomba de gasolina original Brosol nova. Sim, nova, comprada de um estoque antigo, guardada no fundo de uma loja de auto peças.

    O adesivo da Puma que vai na depressão da "casa de cachorro" só será colocado depois. O motor terá que ser lavado até lá.

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